Checklist Para Analisar Qualquer Ação em Menos de 5 Minutos

Você já parou para pensar que existem investidores que fizeram verdadeiras fortunas investindo em ações enquanto muitos outros investidores fracassaram miseravelmente?

Esta sempre foi uma questão que me intrigou e sempre pesquisei muito para descobrir as razões pelas quais alguns investidores conseguiram construir grandes fortunas investindo em ações. Para desvendar esse mistério, comecei pesquisando na lista da Forbes para ver como os homens mais ricos do mundo construíram suas fortunas.

Para minha surpresa, logo no topo da lista, em 3° lugar, estava Warren Buffet:

E Buffett chegou lá exclusivamente com seus investimentos em ações, começando do zero. Ao longo de 50 anos, ele conseguiu um retorno médio de 21,6% ao ano.

Se você investir, digamos, 200 reais por mês ao longo de 35 anos, que é o tempo de contribuição da aposentadoria do INSS, e tiver o mesmo retorno de 21,6% ao ano, você irá acumular um patrimônio de 11 milhões de reais (R$ 11.233.095).

Afinal, o que Warren Buffett sabe que você não sabe?

Estudando a maneira de investir de Buffett, descobri que ele é adepto da estratégia de Investimento em Valor (Value Investing, em inglês), assim como uma série de outros grandes investidores como Charlie Munger, Seth Klarman, Irving Kahn e Benjamin Graham.

A estratégia do Investimento em Valor é baseada em comprar ações de ótimas empresas com desconto sobre seu verdadeiro valor.

Benjamin Graham, um dos grandes investidores que citei acima, é considerado o pai do Value Investing e também foi o grande mentor de Warren Buffet. Buffet chegou a afirmar que, depois do próprio pai, Graham foi o homem que mais influenciou sua vida.

Benjamin Graham escreveu, em 1949, o livro “O Investidor Inteligente”, considerado até hoje a bíblia do Value Investing. Uma vez, Buffett foi indagado porque nunca escreveu um livro sobre investimentos e sua resposta foi que não havia necessidade, pois tudo que você precisa saber sobre investimentos já foi escrito no “Investidor Inteligente” de Graham.

Com base nos ensinamentos de Graham, em “O Investidor Inteligente”, criei um checklist para você poder analisar qualquer ação rapidamente baseado em 11 critérios fundamentais.

Criei o checklist em PDF para que você possa baixar imediatamente e imprimir se desejar. Assim que você colocar seu e-mail abaixo, vou te mostrar uma explicação de cada um dos 11 critérios com um estudo de caso da Petrobras. Assim, você pode ver na prática como usar o checklist e ainda saber se vale a pena comprar ações da Petrobras após a grande queda dos preços de suas ações.

Coloque seu e-mail abaixo que envio o checklist para você agora mesmo. Aproveite!

Os 11 Critérios Fundamentais Para Avaliação de Ações

Checklist para analisar qualquer ação em menos de 5 minutos.

Sobre o Autor

André Fogaça é empreendedor, investidor e cofundador do GuiaInvest, no qual teve o privilégio de ajudar, até o momento, mais de 125 mil pessoas a investirem com sucesso. Suas postagens alcançam segundo o Facebook mais de 2 Milhões de pessoas a cada semana. Ele conquistou um grande sonho pessoal por meio dos investimentos e quer ajudar você a conquistar o mesmo.

(Crédito das imagens: www.shutterstock.com)